Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
REFORMA DOS SERVICOS DE SAUDE []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:362 - (896)
Autor:Fleury, Sonia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Giovanni Berlinguer: socialista, sanitarista, humanista^ipt / Giovanni Berlinguer: socialist, sanitarian, and humanist
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(11):3553-3559, 2015. .
Resumo:O artigo assinala importantes fatos na biografia de Giovani Berlinguer, que foram responsáveis por sua trajetória como importante cientista e militante político e cuja obra foi marcada por sua perspectiva como socialista convicto, pesquisador da saúde coletiva e devotado humanista. No Brasil, sua contribuição está entranhada desde a produção acadêmica no campo da saúde coletiva até o Movimento Sanitário. Seus últimos trabalhos sobre bioética do cotidiano revelam o traço que subjaz a toda sua obra: o uso da ciência para demonstrar os determinantes sociais da saúde, abolir desigualdades injustas, defender a vida contra a exploração e prevenir que o corpo humano e a atenção à saúde sejam transformados em mercadorias (AU).^ipt.
Descritores:Bioética
Reforma dos Serviços de Saúde
Saúde Pública
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001103553

  2 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:360 - (894)
Autor:Mello, Guilherme Arantes; Bonfim, José Ruben de Alcântara.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Um sanitarista chamado Walter Leser^ipt / A public health physician named Walter Leser
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(9):2749-2754, 2015. .
Resumo:Faz uma breve revisão da trajetória profissional do médico sanitarista Walter Sidney Pereira Leser, falecido em 2004 aos 94 anos. Autodidata, a partir de sua tese de doutoramento de 1933, torna-se referência no campo da estatística e epidemiologia no país, com dezenas de estudos e orientações. No campo clínico é um dos fundadores do Laboratório Fleury, e participa da criação do CREMESP. Como acadêmico, foi catedrático da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Escola Paulista de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP. Introduziu os testes objetivos no exame vestibular, e esteve à frente da criação do CESCEM e Fundação Carlos Chagas. Na Escola Paulista criou o primeiro Departamento de Medicina Preventiva do país. Como administrador público, foi secretário de Estado da Saúde entre 1967 e 1971 e entre 1975 e 1979, responsável por extensas reformas e inovações. Entre as mais lembradas, a criação da carreira de médico sanitarista. Por todo esse legado, emprestou seu nome à “Medalha de Honra e Mérito da Gestão Pública em Saúde” do governo paulista (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Reforma dos Serviços de Saúde
Medicina Preventiva
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000902749&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

  3 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:281 - (801)
Autor:Kanikadan, Paula Yuri Sugishita; Marques, Maria Cristina da Costa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Uma trajetória dos profissionais de saúde ingleses, 1815-1858^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;20(01):29-47, jan/mar. 2013. .
Resumo:Relata a regulamentação das profissões de saúde na Inglaterra, de 1815 a 1858, momento em que também acontecia a reforma sanitária, decorrente das epidemias do período, e no qual os profissionais se dedicaram ao auxílio aos doentes. Na falta de clareza sobre as atribuições técnicas de cada profissional, o campo de práticas não regulamentadas ficou condicionado a dois papéis: fornecimento de conselhos médicos e/ou manuseio de fórmulas. Três importantes medidas modificaram o campo das práticas em medicina e em farmácia: o Ato dos Apotecários, de 1815, o Ato Farmacêutico, de 1852, e o Ato Médico, de 1858. Constatou-se a mistura de interesses do Estado, dos profissionais e da sociedade inglesa. (AU)^ipt.
Descritores:Reforma dos Serviços de Saúde
Vigilância Sanitária
Pessoal de Saúde
Inglaterra
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702013000100003

  4 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:13 - (23)
Autor:Pierantoni, Celia Regina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As reformas do Estado, da saúde e recursos humanos: limites e possibilidades^ipt / The state reforms, health reforms and the human resources: limits and possibilities
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;6(2):341-360, 2001. .
Resumo:As transformações observadas a partir da implementação da reforma do Estado brasileiro destacam antigos problemas e introduzem outros novos para a área de recursos humanos em saúde. Este trabalho examina o desenvolvimento da área de recursos humanos (RH) nas políticas públicas, tendo como referencial as reformas da política nacional de saúde na década de 1990 no Brasil. Aponta para a necessidade de ampliação e aprofundamento do conhecimento sobre o trabalho desenvolvido na área de saúde que envolve a abordagem da administração geral, da sociologia do trabalho e das profissões e especialidades, do desenvolvimento tecnológico, das análises econômicas, dos processos de aprendizagem, entre outras. Identifica dimensões críticas para a abordagem de recursos humanos em saúde que necessitam ser analisadas e acompanhadas de mecanismos de intervenção específica e não excludentes: a dimensão gerencial, a dimensão estrutural e a dimensão regulatória. Destaca a necessidade de intervenções que reintroduzam os profissionais de saúde na centralidade do debate como participantes da implementação das políticas em seus aspectos político, administrativo, técnico e social. (AU)^ipt.
Descritores:Reforma dos Serviços de Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Gestão em Saúde
Política de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232001000200006&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3